terça-feira, 10 de janeiro de 2017

POETICA DE AUTO-ESPREITAR-SE MESMO



Poética de espreitar a si mesmo
    Dom Juan usava duas formas para espreitar suas obsessões dava-lhes um choque através da consciência da morte e utilizando poemas. Espreitar a si mesmo era o primeiríssimo principio da arte da espreita.
    “respondi que era muito gentil da sua parte dizer” “nossas capacidades” quando eu era o único cujo as capacidades estavam desordenadas. Mas ele replicou que estava agindo não por gentileza mas pelo treinamento do guerreiro. UM GUERREIRO,DISSE, ESTAVA EM GUARDA PERMANENTE CONTRA A ASPEREZA DO COMPORTAMENTO HUMANO. “UM GUERREIRO ERA MAGICO E IMPLACAVEL, UM DISSIDENTE COM O GOSTO E AS MANEIRAS MAIS REFINADOS, CUJA TAREFA MUNDANA ERA AFIAR, MAS COM DISFARCE, SUAS BORDAS CORTANTES, DE MODO QUE NINGUEM FOSSE CAPAZ DE SUSPEITAR DE SUA IMPLACABILIDE.”
    “-Quando ouço as palavras- manifestou-se Don Juan quando terminei de ler- sinto que aquele homem esta vendo a essência das coisas e posso ver com ele. Não me importo sobre o que seja o poema. Importo-me apenas sobre o sentimento que os anseios do poeta trazem ate mim. Empresto seus anseios, e com eles empresto a beleza. E me maravilho diante do fato de que ele, como um verdadeiro guerreiro, derrame-o sobre os receptores, os espectadores, retendo para si mesmo apenas a sua ansiedade. Esse empuxo, esse choque de beleza, é espreitar. Eu estava muito comovido. A explicação de Don Juan tocara uma corda estranha em mim.”
    A ideia da morte é a única coisa que pode dar coragem aos feiticeiros. Estranho, não é ? Dá aos feiticwiros a coragem de serem atenciosos sem serem vaidosos, e acima de tudo lhe dá-lhes a coragem de serem implacáveis sem serem convencidos.
    Os feiticeiros espreitam a si mesmo para quebrar o poder de suas obsessões. Há muitas maneiras de espreitar a si mesmo. Se não deseja usar a ideia da morte, use os poemas.
   Provoque um choque a si mesmo com eles(leia ou escute enquanto) cala seu dialogo interno e deixa o silencio interior ganhar impulso. Assim a combinação do poema e do silêncio desfecha o choque. Esse empuxo, esse choque de beleza, é espreitar.        Um poema tem de ser compacto, de preferência curto. E tem de ser criado (ou composto) de imagens precisas e pungentes, de grande simplicidade. Os poetas inconscientemente anseiam pelo mundo dos feiticeiros no caminho do conhecimento, os anseios são tudo o que tem. Espreitar a si mesmo, os seres humanos são infinitamente mais complexos e misteriosos que as nossas mais loucas fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário